Mentoria Fernanda Barboza

Como apresentar recursos em provas na área de enfermagem!

A jornada de um concurso público não termina com a finalização da prova. Após a realização do exame, é essencial que o candidato revise o gabarito, analise os erros cometidos para evitar repeti-los em futuras avaliações e, se necessário, apresente recursos contra questões que estejam mal formuladas ou abordem temas não previstos no edital.

Questões mal elaboradas são comuns em concursos. O candidato, que possui uma sólida base teórica, deve solicitar à banca organizadora a revisão do gabarito ou a anulação das questões inadequadamente formuladas.

Os recursos em concursos públicos oferecem ao candidato a chance de contestar administrativamente caso se sinta prejudicado.

Vamos aprender como elaborar um recurso de forma eficaz? Siga as dicas abaixo!

Recursos em provas objetivas

Nos exames objetivos, um recurso pode tanto buscar a alteração do gabarito quanto a anulação de uma questão. Se a questão for anulada, a pontuação é geralmente atribuída a todos os candidatos. Se o gabarito for alterado, a pontuação é ajustada conforme a nova resposta, beneficiando os candidatos que responderam corretamente de acordo com a revisão.

Um recurso pode envolver o mérito da questão, utilizando argumentos técnicos e científicos que contradizem a resposta oficial, ou pode focar em aspectos administrativos, questionando a compatibilidade entre o conteúdo da prova e o programa descrito no edital. Por exemplo, se o edital não menciona o tema “Rede Cegonha” e a prova incluía uma questão sobre isso, cabe recurso.

O primeiro passo para elaborar um recurso é ser conciso e objetivo, devido ao limite de caracteres nos formulários eletrônicos. Não é necessário repetir a questão; basta referenciar o tema tratado e a resposta oficial.

Evite confrontar diretamente a banca examinadora. Apresente seus argumentos em um tom respeitoso, sugerindo que suas considerações sejam avaliadas com atenção. A humildade na argumentação é fundamental.

Para organizar seu texto, utilize o contador de caracteres do Word (Ferramentas – Contar Palavras) para garantir que o limite seja respeitado.

Dicas práticas

  • No início, dirija-se ao examinador com “Sr. Examinador”.
  • Em seguida, informe o objetivo: Interpor recurso para revisão de prova.
  • Fundamente sua argumentação com bases técnicas e científicas, citando leis, portarias, manuais do Ministério da Saúde, livros, etc.
  • Por fim, faça seu pedido de forma clara e direta.
  • Lembre-se: não responda à questão novamente, mas conteste a resposta oficial com argumentos sólidos.

Exemplos práticos de recursos:

 

  1. (Petrobrás / CESGRANRIO / 2014) A notificação compulsória é a comunicação obrigatória sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública que deve ser feita à autoridade de saúde.

Essa notificação NÃO é feita por

  1. a) médicos.
  2. b) enfermeiros.
  3. c) responsáveis pelos serviços privados de saúde.
  4. d) responsáveis pelos serviços públicos de saúde.
  5. e) qualquer cidadão que tenha conhecimento dessa(s) ocorrência(s).

 

Gabarito: Letra E

Recurso:

Sr. Examinador, na 2ª questão, que tem como tema a notificação compulsória de doenças, o gabarito considerou a alternativa “E” como incorreta. Apesar da compreensão inicialmente estabelecida por esta banca examinadora, requer revisão desse quesito, pois na portaria GM/MS 204, de fevereiro de 2016, art.3º, § 3º, mostra que “A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória pode ser realizada à autoridade de saúde por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento”. Assim, requer a avaliação das ponderações apresentadas, de modo a promover a anulação da questão, visto que as demais alternativas também estão corretas, com base mesma portaria: Art. 3º A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente.

 

  1. (TRE-BA / CESPE / 2009) As amebas comensais, entre elas a Escherichia coli, podem ser encontradas no intestino do homem, sem, porém, causar-lhe mal algum.

 

Gabarito inicial: certo, mas, após recurso realizado por mim, alterado para errado.

Recurso:

Sr. Examinador, na 4ª questão, que traz como assertiva: “As amebas comensais, entre elas a Escherichia coli, podem ser encontradas no intestino do homem, sem, porém, causar-lhe mal algum”, o gabarito considerou a questão como correta. Apesar da compreensão inicialmente estabelecida por esta banca examinadora, requer revisão desse item, pois a Escherichia coli é uma bactéria bacilar Gram-negativa, anaeróbica facultativa e não uma ameba, conforme descrição das doenças diarreicas agudas no Manual do Ministério da Saúde “Doenças Infecciosas”, 8ª edição, 2010, página 155. Ademais, as amebas, a exemplo da Entamoeba histolytica, são protozoários, ou seja, agente etiológico diferente das bactérias, conforme o mesmo manual, na página 92, na descrição da doença Amebíase.  Assim, requer a avaliação das ponderações apresentadas, de modo a promover a mudança de gabarito da questão.

 

  1. (TRE-BA / CESPE / 2009) A Constituição Federal de 1988 incorporou as questões relacionadas à saúde do trabalhador à concepção do conceito ampliado de saúde, incluindo entre os determinantes desta as condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, emprego, regulamentadas, posteriormente, por lei orgânica da saúde que atribuiu ao Serviço Único de Saúde (SUS) a responsabilidade de coordenar as ações no país.

 

Gabarito inicial: Certo

Gabarito definitivo: Anulada

Recurso:

Sr. Examinador, na questão 5, que tem como tema o Sistema Único de Saúde, o gabarito considerou a afirmativa certa. Apesar da compreensão inicialmente estabelecida por esta banca examinadora, requer a ponderação, pois conforme a lei n. 8.080/1990, art. 4º, § 2º, o SUS é uma sigla para o termo Sistema Único de Saúde e não Serviço Único de Saúde, conforme descreve a assertiva. Ademais, o termo serviço não tem o mesmo significado de sistema, de acordo com o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa: Sistema – Conjunto de princípios, verdadeiros ou falsos, reunidos de modo que formem um corpo de doutrina; e Serviço – ação ou efeito de servir, de dar de si algo em forma de trabalho, exercício e desempenho de qualquer atividade.  Assim, requer a avaliação das ponderações apresentadas, de modo a promover a alteração do gabarito da questão.

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